Conforme dados da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), a produção no Brasil saltou de nove toneladas de lúpulo, em 2020, para 24 toneladas, em 2021, um crescimento de 160%.
"O mercado cervejeiro brasileiro é cada vez mais exigente e demanda insumos de qualidade, visto que estamos competindo com um mercado internacional. E o lúpulo é fundamental para indústria cervejeira do país, influenciando diretamente na qualidade final e competitividade do produto, trazendo cada vez mais valor e prestígio para a cerveja produzida completamente com matérias-primas do Brasil", afirma Kretzer*.
O especialista explica que a plantação do lúpulo envolve vários detalhes técnicos, desde a implantação e desenvolvimento de plantas até a comercialização do lúpulo, não podendo haver margem para erros durante o cultivo, sob o risco de baixa produtividade e baixa qualidade, o que atrapalha na comercialização do produto final.
O cultivo do lúpulo em solo brasileiro aumenta a cada dia, promovendo ganhos para os produtores, gerando maior renda e empregos. O lúpulo que temos aqui é o mesmo que temos no exterior, porém com a característica brasileira.
*Stéfano Gomes Kretzer, agrônomo especialista em Lúpulo e consultor de cultura do lúpulo, da Lúpulo do Vale.
Leia a matéria completa no link: https://revistabeerart.com/news/lupulo-brasil
Fonte: https://revistabeerart.com/
Beer Art – Portal da Cerveja